Obras de Recapacitação da linha 08 - Diamante da CPTM em Amador Bueno

Agora foi a vez das obras de recapacitação da Linha 08 da CPTM serem visitadas por Rodrigo Camilo

Na tarde da sexta - feira ( 01/04 ), Rodrigo Camilo visitou as obras da CPTM em Amador Bueno, acompanhado pela equipe do Site Eu amo esta cidade, buscou informações a respeito desta que está sendo uma das grandes obras realizados pelo Governo Estadual neste ano.

A estação de Trem de Amador Bueno, inaugurada em 08 de Maio de 1922, está desativada, dando lugar às maquinas e operários que trabalham nesta recapacitação.

O trecho ferroviário de Itapevi-Amador Bueno deverá ser concluído em 2013, prazo antes estimado para 2012. A extensão da linha 8-Diamante, da CPTM, foi desativada em maio do ano passado para reformas, que vão possibilitar aos trens que circulam entre as estações Júlio Prestes e Itapevi chegar também ao trecho final da linha 8, passando pelas estações, Santa Rita, Cimenrita, Ambuitá e Amador Bueno.

Os trens que atendiam o trecho foram fabricados na década de 1950, e serão substituídos por novas composições. A reforma faz parte do Plano de Expansão dos Trens Metropolitanos, e tem orçamento de R$ 66,8 milhões para troca dos trilhos e da rede aérea. “São obras pesadas e complexas. Precisamos criar novas estações e novo sistema viário. Teremos mais 8 km de extensão e mais três estações”, explicou o governador.

Durante o período de reformas, os passageiros que utilizavam o trecho entre Itapevi e Amador Bueno podem fazer o mesmo percurso por meio de ônibus municipais gratuitos. Após a conclusão da obra, os usuários terão que pagar pelo serviço de transporte ferroviário, cuja passagem custará o mesmo valor do bilhete da CPTM.
As estações serão reformuladas para se adaptarem à Norma 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata da questão da acessibilidade. Os projetos prevêem a instalação de elevadores, escadas rolantes, pisos táteis e direcionais para deficientes visuais, novos equipamentos eletrônicos, além da criação de nova comunicação visual.


Além disso, vão ganhar novas redes elétricas e sistemas de controle. A intenção, com esses trabalhos, é transformar a linha 8-Diamante em um metrô de superfície, com maior velocidade e menor tempo de viagem.

Estima-se que pelo menos 5 mil passageiros são transportados todos os dias neste trecho ( Itapevi - Amador Bueno ), segundo a CPTM.

A construtora Ferreira Guedes, uma das responsáveis em executar esta reforma, conta com um quadro de quase 400 funcionários empenhados nesta obra.

Rodrigo Camilo esteve conversando com os encarregados responsáveis pela obra no local, que acreditam conseguir entregar a obra até mesmo antes do prazo. " Se o Governo investir em mão de obra para podermos pelo menos dobrar o número de profissionais que executam a obra, acredito que podemos concluir esta obra antes do prazo final estimado pela CPTM," disse o Encarregado João Fernandes.

(Rodrigo Camilo conversa com Engenheiros da empresa Ferreira Guedes)

Rodrigo Camilo foi convidado para retornar dentro de mais alguns meses, para dar continuidade à esta matéria que trará cada vez mais detalhes sobre o andamento desta obra. " A população precisa ser informada sobre onde e como estão sendo aplicados os impostos que são cobrados constantemente do povo, pretendo trazer estas informações para todos que por muitas vezes não tem acesso a elas." disse Rodrigo Camilo.

 

Fotos: Leonidas da Silva

Texto: Equipe EAEC